sábado, 13 de fevereiro de 2010

Lindo dia dos namorados Português




Estes testemunhos da tradição portuguesa foram-nos deixados pelas moças que, quando estavam próximas da idade de casar, confeccionavam os seus lenços bordados a partir de um pano de linho fino ou de um lenço de algodão, e que posteriormente iam ter às mãos dos “namorados” ou “conversados”. E era em conformidade com a atitude destes os usarem publicamente ou não, que se decidia o início de uma ligação amorosa.

O ponto cruz parece ter sido o ponto original destes lenços e por isso a sua confecção era muito morosa, levando por vezes semanas e até mesmo meses de serões pacientes no fabrico de uma fantasia que para a bordadeira era única, pois nele iam os seus sentimentos amorosos mesmo que indecifráveis para quem de fora os pudesse olhar.

Estes lenços traduzem os mais variados sentimentos, quer manifestados através de símbolos que se prendem com a fidelidade – na pomba e no cão, a ligação amorosa do par de namorados – na silva (prisão amorosa) e na chave (união de corações), quer religiosos que referem o acto específico do casamento – a cruz, o vaso, a custódia e o candelabro.

Tudo era feito em função da fantasia das fantasias – o Amor – e ele de facto parece ser a causa directa desta exuberante manifestação.


14de fevereiro de São valentim

Beijos cor de rosa
Há todos namorados
Há todos que AMAM
Graça S ( Dushinka)

Nenhum comentário:

Postar um comentário